terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sobre esportes e pneus

O intercâmbio está acabando. Escrevo na segunda a noite. Só tenho mais dois dias por aqui. Viajamos na quinta a tarde. Combinamos de deixar o dia pra fazer as malas e ajeitar a vida. Hoje passamos na Coop Arena, a arena do time de hóquei no gelo de Lulea. Tem uma loja bem bacana na entrada e a quadra é muito maior do que eu imaginava. Foi toda reformada recentemente. O próximo jogo será na quinta, quando estaremos viajando pro Brasil. Na TV noticiam sobre o campeonato nacional, o americano e canadense, que parecem ser os melhores. Há jogadores suecos nesses países e eles gostam de acompanhar. Vi hoje também que a Suécia perdeu a chance de ir pra próxima copa de futebol. Mostram sempre os gols do campeonato feminino de futebol, que é bem forte por aqui. Foram três semanas intensas. Muita informação pra ser digerida. Só hoje, por exemplo, pude ver de perto os pneus pra neve. Quando eu ficava no ponto de ônibus achava esquisito o barulho de alguns carros. Parecia que passavam sobre aquelas ranhuras que colocam na pista pra diminuir a velocidade. Mas elas não existem. O que existe são pneus pra neve ou gelo. Agora ainda não neva, mas de manhã os carros estão cobertos de gelo que precisa ser retirado com um raspador. Na loja do time de hóquei vi um com emblema e achei que fosse um porta copo. É um pouco maior e tem as bordas aparadas. No asfalto esse gelo fica invisível e os carros deslizam sobre ele, provocando acidentes. Os pneis (esse plural parece que cabe melhor) têm uns pedaços de aço pequeninos nas linhas de dentro e de fora. Por isso o barulho. Semana passada vi algumas pessoas trocando os pneis. Estavam de chapéis descendo os degrais! Agora intindi porque tanta gente pelejava com carro! É a temporada de troca de pneis! Tô tentando trocar o meu da cintura, mas ta difícil!! Tô desaprendendo o idioma. Converso com alguns alunos no MSN e é um desaprendizado só. Adoro quando um deles coloca aqueles bonequinhos amarelos. Minha filha pequena também gosta mandar umas animações, se divirto! A tecnologia me ajudou demais nessa temporada escandinava. Permitiu que eu continuasse trabalhando e brincando ao mesmo tempo, como sempre faço. Hoje to com saudades daí. Sei que quando chegar terei saudades daqui!!