quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fim de temporada

Daqui a pouco vamos a Gammelstad ver com calma o centro antigo de Luleå. É meu último dia por aqui, e ainda teria muito o que ver. É um bom motivo pra voltar como turista, junto com a família. A tal da aurora boreal não mostrou as caras. É uma mulher difícil, tem que estar bem frio, céu claro e num lugar longe da iluminacão da cidade! Também já descobri que os dias curtos de inverno não são tão assustadores. A neve reflete a claridade da lua e não há aquela sensacão de breu total, como eu imaginava. Conheci lugares muito diferentes, pessoas interessantes e tentei me aproximar do dia a dia dos suécos do norte. Sempre fui tratada com respeito e consideracão, embora um estrangeiro de tão longe não seja nenhuma novidade pra eles. Aqui na universidade há professores da Índia, Sérvia e Hungria, por exemplo. Estão acostumados a usar o inglês. Todas as pessoas a quem perguntei se falava inglês responderam sim. Nos supermercados, restaurantes, lojas, todo canto. Menos na televisão!! Os quatro canais públicos foram uma tortura. Ontem fiquei acordada até mais tarde e achei que ia rolar um filminho americano, mas nada!! Tome previsão do tempo. Todas as vezes que ligo tem alguém prevendo o tempo. E olha que não acertam tanto assim! Em Santos tá fácil fazer a previsão: chuva de manhã, pancadas esparsas a tarde e em pontos isolados a noite. Batata!