terça-feira, 6 de outubro de 2009

Segunda apresentação

Hoje falei pela segunda vez. Minhas vítimas foram alunos do terceiro ano do curso de Engenharia de Incêndios (?) sobre trabalho em grupo em situação de stress. O professor Mats Danielsson meu ofereceu um texto na última quinta-feira para que eu falasse a partir dele. A experiência foi legal. A base teórica é o modelo americano de perseguir alto desempenho. Tentei apontar as questões psicológicas envolvidas quando as pessoas estão em grupo, e as dificuldades de se estabelecer um modelo que funcione em qualquer situação, que é o que a autora americana procura. Eram 15 jovens quietos, poucos perguntadores, embora eu os tenha provocado bastante. Aluno é tudo igual, só muda o endereço. No final fiz uma pequena apresentação sobre o Brasil e Santos e, aos poucos, foram se soltando mais. Deixei meu e.mail e pedi que escrevessem um pouco sobre o que acharam. Infelizmente não tive essa idéia na primeira apresentação, mas como vou falar pra eles de novo, penso que será possível ouvi-los mais. Consegui tirar uma foto dos alunos.