quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apresentação de pesquisa

O trabalho vai seguindo. Pra quem pensa que vim aqui só procurar a aurora, o fato é que tenho ralado um tanto. Pra cada apresentação monto um power point. Estou ficando fera no assunto. Praticamente uma máquina!! Tento misturar texto e imagem pra não torturar demais o público. Sou patroa de um jornalista de imagem, não posso fazer feio!! Ontem às 13hs apresentei a pesquisa desenvolvida nos cortiços pelo grupo do NEPEC. Eram professores de diferentes departamentos e estudantes de PhD. Aforante um sujeito que só faltou babar, acho que os demais curtiram. Fizeram muitas perguntas, principalmente no que se refere a metodologia de aproximação e investigação dessa população de difícil acesso. Aqui eles simplemente agendam as entrevistas e ficam meio p. quando a pessoa falta. Expliquei que os pesquisadores levaram muito tempo tentando se aproximar e ganhar a confiança das pessoas. Aliás, confiança não se ganha, conquista-se. De qualquer modo acho que se interessaram e alguns vieram falar comigo após a apresentação. Marcamos de conversar na próxima semana quando estivermos mais folgados. Aqui há duas formas de conseguir dinheiro pra pesquisa, através de fundos públicos, disputadíssimos, e de indústrias que patrocinam projetos dentro de seus interesses. O professor que quiser pesquisar tem que buscar seu próprio financiamento!! Não tem moleza. Há também grandes projetos de cooperação internacional dentro da União Européia. É uma outra opção. Como diz meu pai, não tem almoço grátis. O único jeito é trabalhar!! Ou ganhar um cartão corporativo. Esse é meu sonho de consumo. Não queria ser rica, ter que ficar pensando em como sonegar imposto, coisa e tal. Queria um cartão corporativo platinum, de preferência do governo federal. É só passar no caixa, digitar a senha e fazer aquela cara de quem é amiga da Dilma!! Acho que agora o negócio talvez seja ser amiga da Marina. Do Gabeira não seria nenhum sacrifíco!! Bom, é melhor botar o pé no chão. Não sou nem amiga da síndica do meu prédio!!